Minha lista de blogs

terça-feira, 6 de junho de 2017

Interesting Activities!

Inglês para Ensino Médio: Sugestão de atividades.


Aulas para o Ensino Médio (EM) são sempre muito complicadas. Claro que essa é apenas minha opinião.

Sugestões de atividades nunca são total desperdício de tempo, ao contrário, elas servem para clarear nossas mentes, pois podemos adaptá-las, se julgarmos boas ideias; mudá-las completamente, se julgarmos ruins e criarmos novas atividades a partir delas.

Gosto de iniciar as aulas sempre, ou quase sempre, com frases. Considero “quotes” sempre muito interessantes, pois além, muito além de apenas trabalhar o vocabulário, o professor pode criar nos alunos o hábito de reflexão daquilo que leram.

O que segue agora são duas sugestões para os professores do EM.

Sugestão I:

Inicie a aula com a frase de Malcolm X:

Education is the passport to the future, for tomorrow belongs to those who prepare for it today”.

Próximo passo:

Organize um debate sobre a frase de Malcolm X: metade da turma faz o papel de “advogados de defesa”, posicionando-se a favor da ideia de que educação seja um passaporte para o futuro; a outra metade faz o papel de “promotores”, contra a ideia.

Então...

Após as apresentações, os alunos votam expressando suas opiniões pessoais. Havendo tempo e interesse, pode-se encaminhar uma pesquisa sobre a vida e as conquistas de Malcolm x e/ou outros ativistas humanos.

Tempo:

Esse é o maior problema no EM. Nunca dá tempo para fazer tudo. A duração da atividade pode ficar por conta do professor, se não houver tempo suficiente para termina-la em sala de aula, peça para que preparem algo em casa e na próxima aula continuem retomando do ponto que parou. Em circunstâncias normais, uma atividade dessas levaria de 30 à 45 minutos.

Sugestão II:

Inicie a aula com a frase de Eleonor Roosevelt:

“Great minds discuss ideas; average minds discuss events; small minds discuss people”.

Próximo passo:

Estimule um debate entre os alunos sobre a frase. Peça-lhes que deem exemplos ilustrando suas opiniões com base em suas experiências pessoais.
Questões que podem ser formuladas:

Ø     O que você chamaria de “mente brilhante”?
Ø     Como a busca pelo conhecimento e por novas ideias pode melhorar nossa qualidade de vida e a daquelas que nos cercam?

Tempo:

De 15 à 20 minutos dependendo do andamento da atividade.

Outra dica:

O professor pode fazer atividades do tipo com colegas de outras disciplinas como Geografia e História.


ATENÇÃO: Professores, e sei que são muitos que acessam esse espaço, pois tenho recebido mais de 4.000 visitas diárias, caso você use alguma dessas sugestões, peço que deixe um comentário dizendo como foi a mesma, se funcionou ou como essa postagem te ajudou. 

Grato pela atenção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário